Filipe Garcia: Como funciona uma aceleradora de startups

O que é uma aceleradora de Startups? o que é um programa de aceleração e como opera uma aceleradora? Esse foi o papo de Filipe Garcia, Coordenador da WOW Aceleradora de Startups, de Porto Alegre. Com quatro anos de mercado, a WOW já captou R$ 19 milhões no mercado e analisou mais de 1900 Startups.

Por definição, uma aceleradora é uma entidade jurídica (empresa) que tem uma equipe dedicada para atender a startup através de um programa de aceleração, com participação acionária. Para Filipe, o grande valor de uma aceleradora é o capital intelectual. “Ter empreendedores que já passaram por vários caminhos, ajudando vocês a usar os atalhos, vocês vão estar um passo a frente da concorrência”, afirmou.

O processo para entrar é composto de passos como: formulário de inscrição, para entender o negócio; entrevista, para que a equipe conheça o empreendedor; entrevista com investidor; etapa presencial com rodadas de mentoria e um pitch.

Filipe também apresentou os três principais pontos que são analisados pela WOW no processo de seleção das startups: capacidade de execução e brilho no olho da equipe; mercado promissor e produto inovador. “Com isso, entregamos valores importantes aos empreendedores como capital financeiro; workshops; programa de benefícios; networking e mentorias”, explicou.

Filipe ainda anunciou duas startups pelotenses que foram aceitas pela WOW: a Fácil Consulta ( para agendamento de consultas médicas) e  a Donamaid ( uber de diaristas).