Transporte coletivo: Consórcio mapeia Pelotas para aplicativo Cittamobi

A equipe do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) está mapeando a cidade (telemetria) para a implantação do aplicativo “Cittamobi”, que via internet, vai permitir ao usuário saber a localização do ônibus e o tempo que falta para ele chegar à determinada parada.

O contrato assinado entre o Município e o CTCP, resultante de licitação, determina que, a partir de 31 de julho, o transporte coletivo urbano têm que contar com GPS e com câmeras de vídeo. O gerente de Tecnologia da Informação (TI), Pedro David, informa que praticamente toda a frota já está com as câmeras instaladas e o GPS já faz parte de 80% dos carros.

Fonte: Site da prefeitura de pelotas

Sobre o Aplicativo Cittamobi

O CittaMobi nasceu com o objetivo de melhorar a vida do cidadão. Esperar o ônibus pode tomar muito tempo de uma pessoa, e sabemos o quão precioso é o tempo de cada um, então porquê não oferecer uma maneira dessa pessoa se programar e aproveitar melhor seu tempo?

Não importa se é para ir para o trabalho, para a escola, para casa ou para o lazer, saber que horas seu ônibus vai passar pode mudar seu dia, possibilitando que você possa escolher como vai utilizar melhor o seu tempo.

Com isso em mente, decidimos criar o conjunto de soluções CittaMobi, focadas em fornecer informação de qualidade e em tempo real para o usuário de ônibus, onde quer que ele esteja.

Através dessas novas soluções (aplicativo mobile, painel de mensagem variável – PMV, colocado em diversos pontos, e mapa de previsão disponibilizado em sites da internet) podemos levar informações precisas, em tempo real, de previsão de chegada/saída, no momento que você quer! Ou seja, Informação do seu ônibus na hora certa.

Porém, para que o Aplicativo CittaMobi possa fornecer essas informações com precisão, muita coisa acontece nos bastidores!

Sobre a PRATI – CTCP

SOMOS UM CONSÓRCIO COMPOSTO POR SEIS EMPRESAS TRADICIONAIS DO RAMO DE TRANSPORTE COLETIVO NO MUNICÍPIO DE PELOTAS, ALGUMAS DELAS COM MAIS DE SESSENTA ANOS DE EXPERIÊNCIA.

Atualmente algumas das empresas consorciadas estão sendo administradas por membros da terceira geração da mesma família.

Com o advento da licitação do sistema de transporte coletivo urbano de Pelotas, estas seis empresas se organizaram em um Consórcio Operacional, participando e vencendo o certame, cujo Contrato de Concessão é pelo prazo de quinze anos, renovável por mais dez anos.

Existindo um Contrato de Concessão por um tempo determinado, as empresas passaram a ter garantias para poderem realizar investimentos, buscando a melhoria da qualidade, com mais eficiência, na operação do sistema de transporte coletivo urbano.

Deste modo, o Consórcio se organizou, buscando trazer para o Município de Pelotas o que existe de mais moderno em matéria de transporte coletivo urbano no Brasil.

Cada empresa possuí sua garagem própria, estando as mesmas distribuídas em diversos bairros da cidade, dentro da zona de atendimento de cada uma.

O Consórcio possuí uma loja de atendimento localizada na Av. Bento Gonçalves, 3.384, onde é feito o atendimento aos usuários e a emissão dos cartões PRATI.

Na loja é possível confeccionar todas as modalidades do cartão PRATI: Vale Transporte, Cidadão, Escolar, Turista, Especial e Sênior, onde a primeira via é emitida sem nenhum custo ao usuário.

Já as recargas dos cartões (Vale Transporte, Escolar e Cidadão), podem ser feitas via internet, evitando assim que o usuário precise se deslocar, economizando tempo e dinheiro.

Dispomos ainda de um Centro de Controle Operacional onde é monitorada via satélite, em tempo real, toda a operação do sistema de transporte coletivo urbano no município.

Operamos com uma frota de 210 ônibus urbanos e 12 micro-ônibus (seletivos), equipados com ar condicionado.

Conheça mais sobre frota, bilhetagem eletrônica, cartões, câmeras de vídeo monitoramento, integração, monitoramento por GPS e muito mais, navegando em nosso site.

CTCP – Consórcio de transporte coletivo de pelotas
Av. Bento Gonçalves, 3384 Centro – Pelotas/RS CEP: 96015-140
0800-609-2999