Desenvolver a prática a partir da teoria aprendida em sala de aula. Essa é uma premissa dos cursos de Administração e Tecnólogos em Gestão Comercial, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Larissa Baladam, Leandro Knaack, acadêmicos da Gestão Financeira, e Michel Perez, da Administração, aproveitaram a oportunidade para desenvolver uma empresa em sala de aula.
A ideia dos acadêmicos da UCPel ganhou espaço e foi apresentada no Parque Tecnológico para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, no dia 14 de outubro. O projeto de viés tecnológico consiste na criação de um aplicativo para smartphone intitulado “ihSobrou!”, plataforma que deverá reunir promoções de produtos próximos do prazo final da validade.
“A ideia está voltada para a diminuição do desperdício. Ao invés do descarte, esses produtos poderão ser adquiridos por famílias que não teriam condições de compra pelo preço normal do produto”, explica Michel. A ideia de criar o aplicativo surgiu da observação de mudanças que estão ocorrendo na economia, que cada vez vem se tornando mais colaborativa.
Segundo o vice-presidente do Pelotas Parque Tecnológico e professor da UCPel, Samuel Ongaratto, esse tipo de atividade qualifica a formação do acadêmico. “O papel do professor é criar oportunidades para alinhar a teoria com a prática”, pontua. A atividade foi desenvolvida para a disciplina de Empreendedorismo, que é realizada através da parceria entre a UCPel e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Tirar a empresa do papel, a princípio, não era a intenção dos acadêmicos. Porém, segundo Michel, depois da aceitação atingida pelo projeto é possível que essa ideia venha a se tornar realidade.