Município apresenta instalações do Parque Tecnológico

Com a presença do vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, o Município apresentou à comunidade as novas instalações do Pelotas Parque Tecnológicoespaço específico para o desenvolvimento de pesquisa e criação de novas tecnologias. Localizado na avenida Domingos de Almeida, 1.785, Areal, o Parque abrangerá três áreas de atuação nas quais Pelotas já se destaca como pólo: tecnologia da informação e comunicação, tecnologia em saúde e indústria criativa.

A prefeitura pretende que o Parque Tecnológico seja atrativo para o compartilhamento de informações mas, principalmente, que atraia o interesse dos empreendedores em fixar moradia e gerar renda. “O papel do poder público é criar espaços qualificados para que as pessoas se sintam motivadas a empreender e dividir conhecimento, colocando suas ideias inovadoras em evidência”, afirmou Eduardo. Pelotas abriga, atualmente, seis instituições de ensino técnico ou superior, somando um total de 30 mil estudantes.

“Queremos criar um espaço para que esse conhecimento seja empregado em nossa cidade”, salientou o prefeito.

O vice-governador parabenizou o município “pela transparência no empreendedorismo e pela capacidade de desenvolver um projeto que visa o desenvolvimento de toda a região sul.”

ESTRUTURA

O espaço conta com 5.053 metros quadrados de área construída e vai disponibilizar oito salas para empresas consolidadas nesta área e 19 cômodos destinadas a empresas em estágio de aceleração.

Além das instalações específicas para pesquisa e criação, terá auditório com 182 lugares, 65 vagas para estacionamento e restaurante para 44 pessoas. Em breve, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) lançará o edital de chamamento público para ocupação das salas.

COOPERAÇÃO

Durante a solenidade de apresentação do novo espaço, o prefeito assinou um convênio de cooperação entre o Município e o Sebrae, representado pelo diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho.

O secretário da Sdet, Fernando Estima, afirmou que o projeto do Parque foi adaptado à região sul e que agora “o grande desafio é manter as mentes conectadas e globalizadas para fazer a tecnologia chegar ao mercado.”

Acompanharam a solenidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, Fábio Branco;  o deputado federal Cajar Nardes; o reitor da Universidade Católica de Pelotas, José Bachettini Júnior; o secretário executivo da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), Jair Seidel; o chefe da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pilon; o vice-presidente do Cipel, Ricardo Michelon; o diretor da Coinpel, Eduardo Carpena; o diretor de Relações com a Sociedade do IFSul, Miguel Boneiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, prof. Dr. Luciano Agostini, entre outras autoridades.

Fonte: Amigos de Pelotas

Deixar uma resposta