UFPel participa de encontro sobre o Pelotas Parque Tecnológico

Na última sexta-feira (12) a UFPel esteve representada no encontro promovido pela Prefeitura Municipal de Pelotas para discutir o Pelotas Parque Tecnológico. O encontro aconteceu nas dependências do prédio que sediará o Pelotas Parque, na Av. Domingos de Almeida, 1785. O prédio encontra-se em etapa final de construção e o Parque deve ser inaugurado até o final do ano.

O encontro foi fomentado pela visita do senador Lasier Martins à Pelotas que participou da atividade, que também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco. O encontro foi coordenado pelo prefeito Eduardo Leite e sua vice, Paula Mascarenhas, e também contou com a participação de diversas autoridades, como secretários municipais, reitores ou representantes, vereadores e empresários.

A UFPel esteve representada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, e pelo coordenador de Inovação Tecnológica, Mário Canever. Agostini também representou o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, do qual é presidente.

Segundo Agostini, a reunião foi muito produtiva, pois apresentou pautas importantes relacionadas à inovação tecnológica e ao empreendedorismo, fundamentais para a região, e estas pautas foram muito bem recebidas pelo secretário Fábio Branco e pelo Senador Lasier Martins, que demonstrou muito conhecimento no tema e exaltou a iniciativa da cidade de Pelotas, colocando-se à disposição para apoiar o Pelotas Parque e suas demandas.

O Pelotas Parque Tecnológico é uma iniciativa coordenada pela Prefeitura Municipal de Pelotas, contando com o apoio das diversas instituições de ensino superior, instituições de pesquisa e empresas da região. Segundo Agostini, a articulação entre estes atores é fundamental para viabilizar o Pelotas Parque. Esta articulação foi organizada pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, através da reativação do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Este Conselho tem dado suporte à criação do Pelotas Parque, sempre em articulação com as instituições da região. Por isso a UFPel tem papel importante neste cenário, tanto pela qualidade da formação a nível de graduação e pós-graduação que oferece e pelo impacto da pesquisa e da extensão que desenvolve, quanto pela liderança que exerce junto o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia.

Fonte: UFPel

Leave a Reply