Por mais que tenhamos hoje maior facilidade para fazer contatos em virtude das redes sociais, é importante participar de eventos e encontros profissionais para se ampliar o networking e adquirir conhecimento. Ainda mais se for conhecimento específico, de nossa própria área de atuação. O simples fato de você participar de um evento e se relacionar com outras pessoas te traz uma experiência de vida, algo que foge à rotina e que pode reforçar o aprendizado. Vai muito além de uma simples troca de mensagens por meio de aplicativos ou redes sociais. Essa possibilidade de se ter contato com pessoas que atuam na mesma área facilita a aquisição de experiências e o ganho de conhecimento técnico, seja em forma de novidades, atualizações ou reciclagem de informações. Ainda mais em palestras, oficinas, workshops, congressos etc., pois geralmente quem transmite o conhecimento são profissionais gabaritados, muitas vezes os melhores ou mais expoentes naquele campo de conhecimento que estão abordando. E para aproveitar bem as informações e conseguir realizar seu networking de um modo eficaz, selecionamos algumas dicas valiosas. Confira nossa lista a seguir!

Networking, a importância dele em eventos,  faça!​
Networking, a importância dele em eventos, faça!​

Procure eventos para fazer Networking!

A primeira é um tanto óbvia, mas para ir a um evento você precisa procurar e realmente ter a intenção de ir num. Ficar sentado no computador postergando não vai ajudar em nada. Uma boa forma de se achar informações sobre a realização deles é por meio de redes sociais profissionais ou entrando em contato com entidades profissionais ligadas à sua área. Organizações como Senai, Senac, Sebrae, Fecomércio entre outros também realizam eventos profissionais todos os anos e podem ser uma boa opção para se conseguir indicações.

Tenha um objetivo e foque!

No dia do evento saiba para que você está lá. É para conseguir contatos profissionais? Angariar clientes? Fechar acordos com fornecedores? Tentar informações sobre vagas em outras empresas? Aprender mais sobre um determinado assunto? Se reciclar profissionalmente? Ou uma mistura de todos os itens anteriores? Tenha isso em foco e se prepare.

Para alguém sem muita noção do que fazer ali, um evento pode indicar apenas pessoas circulando, gente falando sobre temas variados e por aí vai. Porém, para alguém que sabe das possibilidades que pode conseguir ali, um evento pode significar a chance de um emprego melhor, novos clientes e fornecedores, ou até mesmo um contato com alguém perito em algum campo que lhe abrirá as portas para novas ideias e conhecimentos.

Não tenha vergonha!

Se você ficar num canto apenas olhando as coisas acontecerem, não adiantará muita coisa ter ido a um evento, ainda mais se sua intenção for desenvolver networking. Por isso, engula a vergonha e crie coragem para conversar e abordar outras pessoas. Se você não tem em mente com quem precisa conversar, então a dica é iniciar seus contatos com pessoas que estejam tao tímidas quanto você. Não precisa chegar logo nos grandes grupos, mas ir abordando um ou outro solitário já te ajuda a tomar coragem e até mesmo montar seu grupo. Todavia, transite bem. Circule, vá atrás. Evite passar todo o evento só com algumas pessoas, perdendo a chance de ampliar sua rede de relacionamentos;

Vá preparado!

Um cartão de visita é um recurso interessante para passar seus contatos pessoais para outras pessoas, então leve alguns exemplares dele. E guarde com cuidado os que receber; Se não tiver um, leve caneta e um bloco de notas (ou agenda/caderno), algo para guardar as informações. Só evite pedacinhos de papel rasgados na hora para não demonstrarem falta de preparo. Deixe a bateria do celular carregada para poder anotar e guardar contatos na agenda ou mesmo procurar informações necessárias na hora. Só não fique mexendo nele o tempo todo, senão o tempo ali no evento poderá ser perdido. Vá arrumado e se pude, chegue cedo. Quanto mais cedo, mais tempo de adquirir conhecimento e realizar networking.