Liderança, Inovação, Equidade e Design: saiba tudo o que rolou no segundo dia do SWP Summit #8

O segundo dia do SWP Summit #8 reuniu painéis, palestras, talks e workshop sobre diversas temáticas, que versaram desde a inovação até a equidade no mercado de trabalho. Além das atividades voltadas para o conteúdo, diversas atrações estiveram disponíveis para o público presente no evento.

Leonardo Branco abriu o evento falando sobre a história do SWP, como surgiu o projeto e os planos para as próximas edições. Rosani Ribeiro, Diretora Executiva do Parque Tecnológico e Leandro Gausmann, Gestor da Co.place Coworking, também deram as boas vindas a todos. Ao final da abertura, foi apresentado o Comitê de Equidade, que estará presente durante todo evento para conversar sobre o tema com os participantes.

O ciclo de atividades teve início com a Designer Nathalia Alves, com a palestra “O Design conecta e aproxima”, que falou da importância de se conectar com os usuários. Segundo ela, as pessoas vivem o que a gente produz. Nathalia também falou sobre ter empatia para gerar ideias e definiu o design em 3 palavras: pesquisa, protótipo e teste. Por fim, destacou ser importante conversar com as pessoas, abraçar a cultura do cliente e do usuário, olhar para as pessoas, trabalhar junto.

Marina Barros, na palestra “Dos memes ao Adblock – a trajetória do trabalho de social”, falou sobre as redes sociais e a relação entre os indivíduos. Ela estabeleceu uma linha do tempo do Orkut até o Facebook, falando que a transição para o Facebook se deu porque foi entendido que “a forma de se manter seria com publicidade”, destaca ela. Marina contou, ainda, que vivemos 3 momentos importantes: momento que não se sabia o que fazer, momento que se achava que era sobre curtidas, compartilhamentos e fãs, e momento em que se passa a ter compromisso com os resultados.

Ricardo Araujo na palestra “A (Nova) Revolução do Aprendizado de Máquina: da Inteligência Artificial à Indústria”, fez uma linha do tempo da década de 70, em que, segundo ele, começamos a prometer mundos e fundos para todo mundo. “Hoje evoluímos para uma segmentação e classificação da imagem, síntese de imagens e vídeos, transferência de estilos, reconhecimento de voz e controle, o que há décadas era tratado como ficção científica”, disse.

A tarde de SWP Summit #8 iniciou com um painel da patrocinadora Vetorial Internet, tendo como tema: Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Assuntos como o ramo de atuação da Vetorial, o funcionamento da nuvem, a inteligência emocional e artificial, gestão, e as novas tendências do mercado de trabalho foram apresentados pelos palestrantes Sidnei da Fonseca, Toni Soares e Rafael Damé.

Com uma pequena alteração na programação, o segundo dia contou com o “SWP Talks: Equidade”, um Talks colaborativo, em que o objetivo foi realizar uma conversa sobre multiplicar ideias de igualdade. Seis jovens comunicadores, com formação em marketing, publicidade e jornalismo, com muitas diferenças pessoais e o objetivo de debater a diversidade e os princípios de equidade no mercado de trabalho.

Simultaneamente às palestras da tarde de hoje (01), aconteceu o workshop “SWP Learn: O re-design da sua vida”, com o Designer Coach, Cristiano Fernandes, e o administrador de empresas e Business em Life Coach, Jonathan Wickboldt. O encontro foi a primeira experiência do protótipo que busca juntar o design com o ambiente criativo do coach, utilizando as ferramentas do Coaching Profissional, para tornar as pessoas melhores designers das suas próprias vidas.

Rafael Helm, Co-fundador da UXConf BR, apresentou a palestra “Os desafios na gestão de roadmap de produtos digitais”, falando sobre como gerenciar rodmap de produtos digitais de uma forma leve e colaborativa, gerando maior alinhamento entre times de negócio e tecnologia. De forma didática e descontraída, ele apresentou 8 dicas práticas que podem ser aplicada por equipes de desenvolvimento de produtos digitais, e aproveitou para convidar o público para o UXConf BR 2019.

O SWP Summit #8 conta com o “Cantinho do Chimarrão”, localizado no hall de entrada do Auditório do Pelotas Parque Tecnológico, uma realização das apoiadoras Reverso Comunicação Integrada e da Barão Erva Mate. A água quente fica por conta da Co.place Coworking. Os participantes do evento podem fazer seu mate ou ainda tomar um chá: basta servir-se na mesa, onde também há maçãs e bananas disponibilizadas pelo SouWebPel. Durante o dia, os participantes também puderam aproveitar a presença dos food trucks Molho y Pasta, Natural Burguer, Yba Açaí e Chopp 35.

Leave a Reply