#GiveTheShot

Há mais ou menos 3 anos recebi um e-mail do Leonardo Branco, cara que conhecia apenas por nome, me convidando para palestrar no maior evento de tecnologia que Pelotas já viu: o Digital Cities.

Feliz da vida, aceitei o convite na hora, é claro. Mas, se eu soubesse o quão cagado eu ficaria, eu teria dado para trás. Palestrar em pleno Theatro Guarany, no mesmo palco de pessoas que eu julgava estarem tão distantes da minha realidade, foi um dos maiores SHOTS que eu já dei na vida.

#GiveTheShot

Fotografia: Marcel Streicher

Até subir ao palco eu não tinha a menor ideia de como seria. Tinha medo de gaguejar, medo da minha voz ser estranha no microfone, medo de esquecer o que havia treinado, medo de tremer e todo mundo perceber, medo de demonstrar o quão cagado eu estava e por aí vai. Eram muitos medos e eu sentia mais medo ainda porque nunca tinha sentido tanto medo, entende? Que medo aquela palestra me deu. Me dá medo só de lembrar.

Acontece que eu passei tantos dias mentalizando aquilo e me preparando que, quando eu subi no palco, as coisas aconteceram. Eu fiz aquilo com tanto coração que as coisas aconteceram, velho! Minha fala fluiu, eu caminhei sobre o palco sem tropeçar, eu tomei água sem derramar (apesar de tremer) e foi animal. Eu gostei, as pessoas gostaram. Sem técnica nenhuma, sem experiência nenhuma, as pessoas gostaram da verdade que tinha ali.

Eu desci do palco (ainda cagado) uma tonelada mais leve, feliz, orgulhoso, confiante e, naquele dia, eu vivi na pele duas lições que jamais vou esquecer:  #1 fazer as coisas com verdade, energia e coração e #2 dar a cara a tapa (aquilo que chamo de #GiveTheShot, nome da famigerada palestra e que me acompanha até hoje).

Isso é clichê, eu sei, mas são clichês daqueles bons, que a gente precisa estar sempre lembrando.

***

Fiz questão de dizer isso logo na primeira coluna para abrir minha gratidão ao Leo e ao SWP por aquela oportunidade e, claro, por mais essa. Como aprendi na ocasião da palestra, vou fazer essa coluna com o máximo de energia possível.

LEGAL ESSE PAPO TODO, MAS QUEM ÉS TU E SOBRE O QUE É A COLUNA?
Nos últimos anos liderei empresas que me fizeram mergulhar em assuntos como empreendedorismo, startup, tecnologia, cultura empresarial, inovação, liderança, psicologia, educação e por aí afora. Atualmente vivo em Portugal, onde faço mestrado em Empreendedorismo e Inovação na UBI e toco o #GiveTheShot, (no site tem mais informações sobre minha trajetória).

Como estou imergindo em outra cultura, a ideia da coluna é enriquecer o papo sobre esses assuntos. Nas minhas palestras sempre relaciono esses assuntos com futebol, então também pode acontecer por aqui :)

Vai ser um prazer compartilhar aqui no SWP aquilo que tenho estudado e trabalhado.

MC.

Deixar uma resposta