Mapeamento de startups digitais do Rio Grande do Sul 2016, realização do SEBRAE e execução da Semente Negócios.

o Sebrae RS, atualmente, é um dos principais agentes de fomento do empreendedorismo inovador localmente, buscou realizar um mapeamento do ecossistema de startups digitais com o foco de entendimento mais profundo do perfil de empreendedores e startups digitais em todo estado, com objetivo de aprofundar suas ações e impacto. A Semente Negócios foi a empresa selecionada para realizar essa pesquisa.

Abaixo os principais pontos do relatório que são relacionados a Pelotas/RS

Pelotas já possui um grande ativo digital. Possui grandes agências digitais como AG2 Nurun e Possible que atuam em mercados internacionais e formam muitos profissionais digitais que saem para montar seus próprios negócios.

Além disso, possui universidades sólidas como UCPel, UFPel e FURG (em Rio Grande) que atraem muitos estudantes e que tem renovado a disciplina de empreendedorismo. Possui já alguns cases de startups digitais, um case que se interna-
cionalizou (WeHeartIt), e outro recentes que tem obtido sucesso no seu desenvolvimento, como Checkplant, Melhor Envio, Urbotip e Parknet e tem usado isso parasensibilizar ainda mais a sua comunidade.

A cultura empreendedora tem sido cada vez mais incentivada entre os empreendedores, inclusive com a plataforma SouWebPel, que busca integrar os empreendedores da cidade de Pelotas.

As organizações têm interagido e estão abertas para atuar em conjunto em prol do desenvolvimento da região. Entretanto, o grande desafio de Pelotas tem sido a falta de conhecimento para conduzir os negócios inovadores, algo ainda muito recente, e maior proximidade com os atores do ecossistema empreendedor do estado. A distância da capital, e do mercado comprador, tem isolado a região e a feito atuar sozinha no auxílio aos empreendedores. A cidade precisa se envolver mais nas iniciativas fora da região e envolver mais os empreendedores locais. Além disso, a região tem focado também na formação da cultura empreendedora, antes da universidade, dentro das escolas.

Sobre a Semente Negócios

A Semente Negócios é uma das empresas líderes do país no desenvolvimento e execução de programas de educação empreendedora.

Podemos enviar o relatório completo por e-mail, para isso, cadastre-se no site, (Botão no topo direito)

 

Leonardo Branco

Abraço,