O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel) inaugurou, na quinta-feira (09), a nova sede. Localizado no Pelotas Parque Tecnológico, o espaço conta com salas de trabalho e de apoio para o desenvolvimento do método coworking. Oito incubadas iniciarão as atividades já nesta segunda-feira (13).
Incubadora da UCPel inaugura espaço no Parque Tecnológico
Incubadora da UCPel inaugura espaço no Parque Tecnológico
Em funcionamento desde 2010, o Ciemsul oferece suporte a potenciais empreendedores através de capacitações e consultorias em gestão, estratégia, marketing e legislação. Associado a isso, o modelo de coworking – tendência em incubadoras de todo mundo – permite que o trabalho se desenvolva de forma colaborativa. Segundo o gestor do Centro, Leandro Félix, esse método acelera o processo de crescimento. “As dificuldades e dúvidas enfrentadas por novas empresas são praticamente as mesmas. Esse formato oportuniza a troca de ideias em busca de soluções mais eficientes”.
Junto à sala de trabalho, com 24 lugares, o Ciemsul disponibiliza um espaço de apoio Team Based Learning (TBL) onde serão ministradas as capacitações. A metodologia, implantada este ano também na UCPel, estimula o aprendizado em equipe, objetivando a solução de problemas. “Apostamos no conceito de economia criativa, na qual são discutidas e descobertas várias soluções para a mesma questão”, explica o coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Ezequiel Megiato.
Ao lembrar da trajetória da incubadora, idealizada por Cláudio Gastal, o reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, destacou a importância do Ciemsul estar sediado em um lugar que estimula o desenvolvimento de tecnologia e inovação. “Incubações, parques tecnológicos e universidades precisam trabalhar juntas, só assim é possível criar sustentabilidade, ciência e inovação com equilíbrio”, enfatizou.
Após a cerimônia de inauguração, que contou com a presença da pró-reitora administrativa da UCPel, Ana Maria Hackbart; do vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima; da diretora executiva do Parque Tecnológico, Rosane Boeira; de gestores e coordenadores da UCPel e incubados, foi realizada a palestra “Gestão para Mudança”, do coach Jonata Brignol.
Fonte: http://www.ucpel.tche.br/portal/?secao=noticias&id=9486